Dentes Inclusos

O que são?

Todo dente, antes de nascer (erupcionar), é denominado dente incluso. O problema é quando o dente não consegue nascer e permanece incluso. Os sisos (terceiros molares), popularmente conhecidos como “os dentes do juízo”, são os inclusos mais comuns, isto porque são os últimos dentes a nascer e, muitas vezes, não há mais espaço para eles. No entanto, qualquer dente pode ter este problema.

Quais as causas?

Isto pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

1. Falta de espaço na arcada;
2. Má posição do dente;
3. Excesso de gengiva;
4. Cistos.

Quais as consequências?

Os problemas que os dentes inclusos podem causar se não forem removidos são muitos, dentre eles:

1. Cáries; 2. Doença periodontal; 3. Infecções severas; 4. Destruição dos dentes vizinhos; 5. Formação de cistos ou tumores; 6. Apinhamento dos dentes; 7. Dores locais; 8. Dores nas Articulações Temporomandibulares (ATM).

Qual o tratamento?

É necessária uma análise dos dentes inclusos e sua remoção ou sua manutenção na arcada podem ser indicadas. A melhor época para a remoção dos dentes inclusos é durante a juventude. Nesta fase, o dente ainda não completou a formação de sua raiz, o osso que o envolve é mais elástico do que em adultos e a recuperação é muito melhor.
Dentes inclusos em paciente jovem. Observe que as raízes não estão formadas e há distância do nervo.
Dentes inclusos em paciente adulto. As raízes estão formadas e em íntimo contato com o nervo, o que aumenta o risco de remoção. Alguns dentes inclusos podem ser úteis na boca, desde que sejam tracionados por aparelho ortodôntico para sua posição correta através da exposição cirúrgica.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório é tranquilo, desde que o procedimento seja realizado com as técnicas adequadas e o paciente siga as orientações.