O QUE SÃO

Todo dente, antes de nascer (erupcionar), é denominado dente incluso.

O problema é quando o dente não consegue nascer e permanece incluso.

Os sisos (terceiros molares), popularmente conhecidos como “os dentes do juízo”, são os inclusos mais comuns, isto porque são os últimos dentes a nascer e, muitas vezes, não há mais espaço para eles. No entanto, qualquer dente pode ter este problema.

O QUE OS CAUSA E QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

Isto pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

Obstáculos mecânicos, cistos, tumores, má posição do dente, falta de espaço na arcada e excesso de gengiva.

Os problemas que os dentes inclusos podem causar se não forem removidos são muitos, dentre eles:

Destruição dos dentes vizinhos, formação de cistos ou tumores, cáries, doença periodontal, infecções severas, apinhamento dos dentes, dores locais e na articulação temporomandibular.

QUAL O TRATAMENTO?

O Dr. Gaião fará uma análise dos sisos e pode indicar sua remoção ou sua manutenção na arcada. A melhor época para a remoção dos sisos inclusos é durante a juventude. Nesta fase, o dente ainda não completou a formação de sua raiz, o osso que o envolve é mais elástico do que em adultos e a recuperação é muito melhor do que em pacientes mais velhos.

Alguns dentes inclusos podem ser úteis na boca, desde que sejam tracionados por aparelho ortodôntico para sua posição correta através da exposição cirúrgica.

O pós-operatório é tranquilo, desde que o procedimento seja realizado com as técnicas adequadas e o paciente siga as orientações. Veja o vídeo abaixo:

Comentários do Facebook

Se Escreva em nossa Newsletter

E Receba novidades em primeira mão