Cirurgia Ortognática

Queixo pequeno ou grande, face longa, sorriso gengival, face torta: problemas que podem ser corrigidos através da Cirurgia Ortognática.

Pessoas com estes problemas apresentam prejuízos como alterações da mordida, obstrução de vias aéreas (respiração pela boca), apneia do sono, problemas de articulação como dores faciais e estalos ao abrir e fechar a boca, além de sorrisos contidos como tentativa de esconder estes problemas.

O tratamento é feito com a correção da estrutura facial com o objetivo de abrir as vias aéreas, melhorar as funções da articulação e mordida, o que impactará positivamente a harmonia da face e do sorriso.

Reitero que a abordagem deve ser realizada de forma individualizada. Um cirurgião-dentista deve ser consultado para definir seu diagnóstico e plano de tratamento. Resultados podem variar de acordo com características próprias e fatores limitantes de cada paciente.

Cirurgia Ortognática – Classe II/ Retrognatismo

Retrognatismo, Deficiência Mandibular, Padrão II ou Classe II. Palavras relacionadas a um problema semelhante: Queixo pequeno.

Este problema pode afetar a vida do paciente de 4 maneiras:

1. Estética facial prejudicada;
2. Mordida geralmente profunda;
3. Obstrução de vias aéreas (respiração pela boca);
4. Problemas de articulação (estalos ao abrir e fechar a boca).

O tratamento é feito com a correção da estrutura facial. Isso garantirá um importante ganho nas funções respiratórias, articulares e oclusão dentária, além de refletir na melhora da estética facial.

Cirurgia Ortognática – Classe III / Prognatismo

Prognatismo, Excesso Mandibular, Padrão III ou Classe III. Palavras relacionadas a um problema semelhante: Queixo aumentado.

Este problema pode afetar a vida do paciente de 4 formas:

1. Estética facial prejudicada;
2. Mordida cruzada;
3. Obstrução de vias aéreas (respiração pela boca);
4. Desordens musculares podem estar presentes.

Como no Retrognatismo, o tratamento é feito com a correção da estrutura facial através de cirurgia bucomaxilofacial com acompanhamento ortodôntico.

Além de uma melhora notória na estética do rosto do paciente, essa cirurgia é uma verdadeira transformadora de vida, influenciando diretamente na qualidade das funções respiratórias, articulares e melhorando sua a oclusão dentária.

Assimetria Facial

A assimetria facial, vulgarmente conhecida como face torta, é uma característica humana mais comum do que se imagina. Porém, em algumas pessoas, ela mostra-se bem mais acentuada.

Este problema, além de prejudicar esteticamente a harmonia da face e do sorriso, pode resultar em uma mordida alterada.
Problemas na articulação temporomandibular geralmente estão associados e podem ser a causa do problema. Crescimento aumentado (hiperplasia) de um lado e/ou desgaste progressivo (degeneração) do outro podem ser encontrados em exames de tomografia, cintilografia e ressonância magnética.

O tratamento é feito com a correção da estrutura facial através de cirurgia ortognática com o suporte da ortodontia para o alinhamento dos dentes. A abordagem cirúrgica das ATM’s será indicada quando forem encontradas alterações significativas.



Cirurgia Ortognática – Face Longa

As pessoas com este problema mostram muito a gengiva quando sorriem e forçam os lábios para conseguir fechar a boca e quando estão felizes, dão sorrisos com cuidado para não mostrar a gengiva. É uma situação que pode limitar o convívio social, e pode ser resolvida com a Cirurgia Ortognática.

Como uma alternativa, os pacientes com face longa e sorriso gengival, podem ser tratados apenas com o aparelho ortodôntico.

Importante saber que esta forma de tratamento pode melhorar o encaixe dos dentes, mas a melhora da exposição da gengiva e da estética facial são limitadas.

Indico nestes casos a Cirurgia Ortognática associada à Ortodontia, ajustando não só o encaixe dos dentes, mas também diminuindo a gengiva, melhorando o sorriso, a respiração e, o mais importante, implicando numa estética facial harmônica.

A maioria dos pacientes com face longa apresentam dificuldade para respirar pelo nariz. Algumas vezes são operados de septo nasal e cornetos nasais, mas o problema persiste. Isto porque o problema está na forma dos ossos maxilares, o que diminui o espaço para a passagem do ar. A Cirurgia Ortognática também melhora esta condição ao aumentar esse espaço. Exames modernos ajudam a medir esse espaço e comprovam a melhora que os pacientes apresentam.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin