Dores Faciais E Da Atm

Compartilhe com seus seguidores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O QUE É ATM?

A articulação temporomandibular (ATM) é uma pequena articulação na frente das orelhas. Ela permite que a mandíbula exerça suas funções na mastigação e na fala. É a articulação mais constantemente usada pelo corpo.

É composta do côndilo da mandíbula e da fossa articular do osso temporal. Entre eles, há o disco articular que funciona como um amortecedor, absorvendo impactos. Os seus ligamentos e os músculos da mastigação a complementam.

DESORDENS DA ATM

As desordens da ATM são muito comuns e os pacientes têm uma variedade de sintomas, como dores de ouvido, cabeça ou no pescoço e dificuldades para abrir a boca.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

O apertamento dos dentes ou bruxismo podem causar dor nos músculos da mastigação. Alguns pacientes apresentam esse apertamento como consequência de estresse, ansiedade ou depressão.

Outra situação é quando o problema é dentro da articulação (intra-articular), envolvendo os ligamentos, disco, côndilo e fossa. Geralmente, há um deslocamento do disco que deveria estar entre o côndilo e a fossa. Esse deslocamento produz cliques e sons, limita os movimentos e causa dor ao abrir e fechar a boca.

Algumas outras causas, como processos degenerativos (desgastes/artrite) ou tumorais (aumento de tamanho), podem estar presentes em pacientes com alterações no formato da face.

Entretanto, a maioria dos pacientes com queixas relacionadas à ATM apresenta uma combinação de problemas musculares intra-articulares, que torna complexo o diagnóstico e o tipo do tratamento.

Eles podem ter estalidos (cliques), zumbidos, crepitações e sentir dores quando abrem ou fecham a boca.

DIAGNÓSTICO

Definir qual tipo de problemas está presente (diagnóstico) é uma tarefa complexa e pode exigir diferentes exames, como radiografias, tomografias e ressonância magnética.

É recomendável que os exames sejam solicitados e revisados por um Cirurgião Bucomaxilofacial com experiência em ATM, a fim de que os resultados sejam relacionados com o histórico e o exame clínico do paciente.

Começar um tratamento sem saber o que realmente está causando o problema pode não levar a um resultado satisfatório, além de poder agravar o quadro.

TRATAMENTO

O tratamento inclui procedimentos não-cirúrgicos, como tratamento ortodôntico, uso de placas para alongamento dos músculos, fisioterapia, aplicação de laser e uso de medicamentos. Quando fatores emocionais estão presentes, a psicoterapia também pode ser indicada.

Quando os procedimentos não-cirúrgicos são insatisfatórios ou quando o problema é intra-articular, a cirurgia da ATM pode ser indicada. O tipo de cirurgia vai depender do tipo de problema. Os tipos mais comuns são a lavagem da articulação (artrocentese/artroscopia), o reposicionamento do disco (discopexia) e o remodelamento ósseo (condilectomia/eminectomia).

Todas as cirurgias são realizadas sem cortes ou com cortes bastantes discretos, em ambiente hospitalar. Os planos de saúde hospitalar dão cobertura a esses procedimentos cirúrgicos, por se tratarem de problemas funcionais. Veja o vídeo:

Comentários do Facebook

Se Escreva em nossa Newsletter

E Receba novidades em primeira mão