Apneia Obstrutiva Do Sono

Compartilhe com seus seguidores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O QUE É

Todas as pessoas necessitam dormir bem para recuperar as energias. Entretanto, entre 10 e 20% de homens e mulheres apresentam distúrbios que atrapalham o sono e as deixam cansadas durante o dia seguinte.

A apneia, parada da respiração por pelo menos 10 segundos, e a hipopneia, obstrução parcial da passagem de ar pelas vias aéreas, são os principais distúrbios do sono. Estão relacionadas com tamanho das amigdalas, obesidade, macroglossia (língua aumentada) e, principalmente, com tamanho de ossos da face (maxila e mandíbula).

O paciente que apresenta os sintomas, deve fazer a polissonografia, exame que verifica vários aspectos relacionados ao sono, para ter o diagnóstico definitivo.

QUAIS OS RISCOS

Estas pessoas relatam que roncam muito, prejudicando o sono dos outros. Apresentam-se sonolentas durante o dia, e ainda podem ter irritabilidade, diminuição do libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã. Em casos mais graves, há relação com hipertensão, infartos do miocárdio, derrames cerebrais e risco de morte.

TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO

É realizado com auxílio de aparelhos e mudança de comportamentos. A maioria dos pacientes desiste deste tipo de tratamento, por ser desconfortável e apresentarem

  • CPAP (máscara ligada a compressor que joga ar em alta pressão no nariz e boca)
  • Aparelhos dentários específicos, que jogam a mandíbula para frente
  • Perda de peso (para pacientes obesos)
  • Evitar dormir de barriga para cima (posição supina)

TRATAMENTO CIRÚRGICO

O tratamento cirúrgico apresenta melhores resultados, pois os pacientes têm seu problema anatômico resolvido, com o aumento das vias aéreas para a passagem de ar.

  • Remoção das amígdalas, recontorno do palato mole e da úvula
  • Cirurgia para redução do estômago (para pacientes obesos)
  • Avanço maxilar, mandibular e/ou mentoniano (índices de sucesso superiores a 90%)
Comentários do Facebook

Se Escreva em nossa Newsletter

E Receba novidades em primeira mão